ArticulAção

Projeto ArticulAção

O ArticulAção é um projeto do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis- CDDH que visa ampliar as ações do Programa Arte-Educação e Direitos Humanos, criado em 1997 pelo próprio CDDH.
 

Patrocinado pela Petrobras e apoiado pela DKA Áustria o projeto tem o objetivo de realizar o cruzamento de informações sobre infância e adolescência, através do trabalho com jovens de comunidades periféricas do município de Petrópolis (a maioria afetada por desastres ambientais). O ArticulAção pretende assim, traçar um panorama da realidade socioeconômica e educacional das localidades em que atua, auxiliando a juventude das localidades a desenvolver uma consciência sobre as diversas realidades.


A partir da realização de oficinas, educadores populares dividem-se em núcleos de ação diferenciados, que oferecem atividades de temáticas multidisciplinares, com o intuito de incentivar e desenvolver a participação dos adolescentes nas próprias comunidades e na construção de políticas públicas. São técnicas de audiovisual, canto coral, construção de instrumentos musicais, cinema, agroecologia, história, língua portuguesa, cidadania, construção de instrumentos musicais, funk e teatro, apresentadas e trabalhadas em equipe.

Ao todo 360 jovens serão beneficiados pelas ações do ArticulAção, que atualmente se concentra em três comunidades de Petrópolis. São elas: Caxambú, Alto Independência e Madame Machado.