Projeto- Habitação

Projeto- Habitação

O trabalho desenvolvido pelo projeto Habitação, um dos mais antigos da organização, prevê assessoria a pessoas que estão em busca do direito à moradia, através de ações que visam à formação dos indivíduos para a cidadania e a consciência de uma forma de viver mais solidária e comprometida com o meio ambiente, na construção de novas comunidades.

As ações são realizadas em grupo, através da formação de cooperativas ou associações para se conseguir locais de moradia com menores custos. O CDDH- Petrópolis não oferece casas, mas a assistência no processo da conquista, que ocorre através de autofinanciamento ou de convênio com agências financiadoras e órgãos governamentais, bem como através da divulgação de violações e encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.

Com o objetivo de identificar as necessidades e traçar metas de ação para a tais demandas, moradores de comunidades locais e representantes de associações participam, há anos, de reuniões quinzenais, na própria Sede da organização. O encontro também é aberto à participação do poder público e da sociedade em geral, a fim de promover a interação e acelerar a resolução dos processos, a partir do trabalho coletivo.